Translate this Page







MERCADO

  A muito tempo tenho algumas insatisfações em relação ao mercado de trabalho e principalmente o de enfermagem, por isso para responder os motivos de minhas insatisfações, busquei estudar um pouco sobre estes temas, o como a enfermagem encara o mercado de trabalho.

  Muitos profissionais de enfermagem, são excelentes profissionais e atuam com muita competência, porém nem por isso são remunerados de uma maneira satisfatória, ou até mesmo tem condições minímas para a reprodução social, como é evidente em uma sociedade capitalista. O que me chama a atenção esta no distanciamento do trabalhador de enfermagem com o contexto social que os cerca.

  As profissões mais notáveis em nossa sociedade, trazem em comum que são amplamente representadas aonde são tomadas as decisões,ou seja no Legislativo, e a enfermagem mesmo sendo a maior categoria de saúde do Brasil, representando cerca de 52% do Quadro de Profissionais de saúde brasileiro, é praticamente ausente no poder legislativo, e talvez seja um dos grandes motivos de tamanha desigualdade se comparado com outras profissões na saúde.

  Embora a enfermagem tenha em sua composição uma divisão técnica em categorias, precisamos ter consciência que na totalidade o produto final é a arte do cuidar, estar dividido significa perder em conjunto. É necessário uma mudança de atitude, que este ano de 2016 seja marcado pelo ano em que a Enfermagem fez a diferença, e não é somente um componente da saúde, mais sim uma formadora de opinião. Esta na hora de nos unirmos e defendermos o que é nosso, chega de divisões sociais, embora existam diferentes categorias em nossa atuação. Precisamos sim atuar no cenário político se é que queremos melhorias, devemos apoiar a todos os nossos futuros candidatos políticos pela enfermagem e quem tem preocupação com as nossas causas, porém estamos atentos a oportunistas, que só querem os nossos votos e nada mais.

  Esse ano é o ano em que a enfermagem terá o poder de mudar esse distanciamento do poder legislativo, seja você onde estiver, um apoiador da enfermagem, busque na sua cidade os nossos representantes e que sejam pessoas que realmente lutam por dias melhores para a enfermagem. Temos um longo caminho a percorrer e só conseguiremos se juntos estivermos.