Os servidores públicos e o capitalismo
O capitalismo está diretamente interligado com o poder, em qual o mercado é o seu próprio regulador, e que são somente os mais fortes que sobrevivem, e o papel do Estado em um Sistema Capitalista é regular e garantir as trocas, através dos serviços básicos, como saúde, educação, segurança pública entre outras.
Para os Neoliberais, o Estado tem que ser mínimo, e sua atuação deve ser somente nos campos acima citados, o que seria ideal em um mercado perfeito. Mais como já está comprovado o Capitalismo traz diversas desigualdades, sejam elas sociais como econômicas. Em uma sociedade capitalista, aonde o poder do dinheiro está intimamente ligado ao seu funcionamento, os serviços públicos que tem o papel fundamental de amenizar as desigualdades, são foco de diversos ataques pelo poder do capital, o qual os servidores públicos são tratados com indiferença pelo próprio poder público, que atualmente é dependente do capitalismo.
E são muitos os ataques sofridos, aonde os serviços públicos são considerados de baixa qualidade pela população em relação aos serviços privados,pela imagem assim criada, algo que se é muito conveniente para as terceirizações dos serviços públicos, alegando a ineficiência do mesmo e no qual, muitas prefeituras Brasil a fora vem adotado serviços terceirizados, e não se preocupando com as relações trabalhistas empregadas nesta troca. E assim cada vez mais temos um Estado dependente do capital financeiro em um movimento neoliberal crescente, como assim requer o sistema capitalista.
Por outro lado temos os servidores públicos, que estão sobrecarregados com as demandas enormes dos serviços, falta de material necessário para execução de um bom atendimento, sofrendo diversas agressões sejam elas físicas ou psicológicas. E aonde o seria o papel do Estado atuar, o poder do capital financeiro entra com toda a sua força em busca de lucros. E o resultado é o que temos hoje: hospitais lotados e sem recursos, professores desmotivados pelas péssimas condições, policiais morrendo todos os dias e diversos outros profissionais, sendo ridicularizados em suas atividades.
Os servidores públicos tem sim um importante papel, mais não é como o capital financeiro o quer, somos uma força para amenizar as desigualdades em um sistema capitalista e cruel. Que todos nós servidores públicos, possamos nos orgulhar do que fazemos, sabemos que temos muitos desafios em uma sociedade tão desigual e infelizmente somos tão pouco valorizados, mais está na hora, de unirmos as nossas forças, contra todo esse movimento neoliberal de terceirizações, precarização dos serviços públicos e ofensiva aos direitos sociais conquistados com tanto suor pelos trabalhadores, o capital não pode vencer a força dos trabalhadores.